Porque é tão difícil contratar bem?

Free Photo | Photo of displeased European woman spreads palms, has pity facial expression, wears casual clothes, isolated over white wall, doubts about something. People, disappointment, dissatisfactionNós recrutadores, profissionais ou apenas dono de empresa contratando, sabemos:
Você lê centenas de currículos, faz uma seleção criteriosa, entrevista, contrata e depois vem a decepção. Aquela sensação que mesmo com toda técnica, na hora de contratar dependemos muito da sorte…
Porque isso acontece?

Porque é tão difícil contratar bem?

Conhece aquele ditado antigo? Quem vê cara não vê coração? Pois é. Quem vê currículo, vê menos coração ainda!
E ai começa a dificuldade de fazer contratações!

Primeiro, quem você quer contratar?

Talvez, quem não esta acostumado com gestão de pessoas responda rápido: Alguém com experiência!
Mas, eu e você sabemos que não é isso!
Queremos alguém leal, honesto, motivado, com planos para o futuro, dedicado a aprender.
E, principalmente, alguém que saiba se relacionar em grupo, que seja um bom colega de trabalho, que ajude a fazer do ambiente da empresa um lugar agradável, bom de conviver.

E como encontro essa pessoa olhando currículos?

Não encontra.
Por mais bem elaborado que seja um currículo e até por mais experiência que tenhamos para conduzir uma entrevista, a verdade é que experiência anterior no cargo é a única coisa que um currículo ou uma entrevista pode nos dar de forma garantida.
Todo o resto, só temos como saber, vendo a pessoa em ação, interagindo com o grupo.
E com isso, muitas vezes, perdemos a chance de contratar alguém que, apesar de não ter experiência, pode vir a somar muito a nossa equipe por seus valores e suas qualidades de socialização.

Como resolver isso? Fácil… hum… mais ou menos fácil:
Realizar um processo seletivo elaborado, com um grupo grande de selecionados e fazer uma bateria de dinâmicas de grupo para poder avaliar os candidatos em ação, em plena interação com os outros.

Premium Photo | Man with hands on head and expression of despairMas um processo seletivo elaborado quase sempre é inviável!

Sim, é verdade. Mesmo com a possibilidade de vídeo conferência e fazer dinâmicas de grupo e entrevistas on line, um processo seletivo mais elaborado demanda custos e tempo que em 90% das contratações não tem um custo/benefício aceitável.
Além do que, se eu recebo 300 currículos para uma vaga, e tenho que selecionar 20 para um processo mais elaborado, acabo caindo no mesmo problema: Para escolher esses 20, dependo do currículo. Ou seja, mais uma vez caio na limitação de só ter como parâmetro de escolha a experiência anterior do candidato no cargo.

As dinâmicas do Clube do Dudi são a sua solução!

Imagine que ao receber um currículo, o candidato mande junto um link de vídeo com a participação dele numa dinâmica de grupo? Nesse vídeo teria uma apresentação rápida do candidato e depois a participação dele na dinâmica.
Seria a sua chance de avaliar, não só a pessoa que mandou o currículo, mas também as outras pessoas interagindo com ele, sem precisar depender só do currículo e sem ocupar tempo e recursos da empresa para realizar um processo seletivo elaborado!

E melhor ainda: Se você tiver acesso a um banco de dados com centenas de vídeos de centenas de pessoas participando de dinâmicas de grupo?
Com bem menos recursos, você poderia analisar não 20, mas centenas de candidatos em plena ação.
Isso com um sistema de busca onde você pode pré-definir alguns parâmetros como localização geográfica do candidato entre outros.

Isso reduziria o seu custo e seu tempo. Como as dinâmicas são gravadas, você pode adiantar os vídeos, rever detalhes, observar a postura corporal e expressões dos participantes, etc

Como funciona para a empresa?

Duas formas:

No seu anuncio de captação de currículos, você pode solicitar que além do currículo o candidato envie o link de participação de alguma dinâmica de grupo on line.
Com isso, além de poder avaliar os candidatos em ação, ainda potencializa sua captação de possíveis candidatos.
Porque quando “João” manda o link da dinâmica dele, você vai poder avaliar não só o “João” mas também os outros participantes da dinâmica e entrar em contato com eles através dos contatos que estarão na descrição do vídeo em nosso site.

Outra forma é você contratar o acesso do nosso banco de dados e ter centenas de candidatos a sua disposição para avaliar em  dezenas de dinâmicas de grupo.
Para isso basta fazer a sua inscrição e pagar mensalmente uma pequena taxa.
Sem compromissos de fidelidade.
Quando quiser encerrar o serviço é só desativar sua inscrição!

Veja aqui uma de nossas dinâmicas de grupo:

Obs: Os rostos e vozes dos participantes estão editados para que não possam ser identificados, visto que essa é uma postagem de divulgação.
As empresas tem acesso ao vídeo completo sem nenhum tipo de edição para poder avaliar o candidato.
O link que cada participante recebe também da acesso ao vídeo sem nenhum tipo de edição.

Fale com um dos nossos consultores pelo whatsapp para mais detalhes e tire todas as suas dúvidas!

Whatsapp logo - Ícones Social media e Logos79-99901-7499