Onde os patrões erram?

Em boa parte das vezes que converso com meus clientes e parceiros, repito a seguinte pergunta:
Como você acha que seria o ideal? Como tem que ficar para que te faça feliz?
As empresas onde o trabalho do Clube do Dudi mais demora a engrenar são exatamente aquelas aonde o dono, tem o foco na parte negativa das coisas. Consegue enxergar muito claramente aquilo que ele não quer que seja. Mas tem dificuldade em saber exatamente como ele QUER que seja.

Isso causa um problema: o dono não consegue enxergar as pequenas mudanças como passos em direção ao objetivo, porque o objetivo não esta claro.

E ai ele se empolga hoje com a equipe sorrindo e atendendo o cliente com alegria, mas amanhã porque o estoque de madeira estava mal arrumado ele já desanima e sai dando bronca em todo mundo. Pronto! Foi jogado fora o trabalho da harmonização pois, agora, nem o estoque vai estar arrumado e nem a equipe estará sorrindo. O cliente será mal atendido e as vendas cairão.

É importante saber o que você quer da sua equipe, para poder focar no positivo, naquele passo a mais que foi dado e que representa uma avanço.

Pessoas não podem ser forçadas a mudar ou a colaborar. Cara feia, indiferença, bronca, nada disso muda pessoas.
Para isto acontecer elas tem que ser estimuladas, motivadas.

Vamos imaginar uma situação limite. Alguém esta numa cama sem movimentos.
Um dia você vê ela fazer um mínimo movimento no dedo do pé. Nossa que alegria!
O que você faz? (ou pelo menos devia fazer…) comemora com a pessoa este pequeno movimento como se fosse uma vida sendo salva!

Ai, no outro dia você volta lá e pergunta a pessoa: Mexeu o dedo de novo?
E ela diz: Não…
Você pergunta: Mas você tentou mexer?
E ela diz: Não.
Ai você diz: mas também, com essa sua preguiça como você acha que vai voltar a andar!!!!????

Pronto. Você acaba de jogar o esforço imenso daquele pequeno movimento fora. Porque na mente daquela pessoa ela vai entender que aquele esforço não valeu nada. Que ela não conseguiu te agradar.

Você poderia sorrir e dizer: Continue tentando! Sei que você vai conseguir! Já conseguiu uma vez e vai conseguir muito mais! Estarei aqui para comemorar com você!

Ou melhor ainda:

Ok sem problemas! Tente agora. Estarei aqui ao seu lado. Vamos lá!

Entendem a diferença?

Com isso não quero dizer que vez ou outra não tenhamos que falar com mais dureza. Mas isso é vez ou outra e motivado por algo muito, mas muito grave. Até Jesus um dia perdeu a paciência e foi grosseiro. Mas olhem bem a situação: vendilhões do templo!

Muitas vezes vocês tratam pequenas situações com a equipe como algo de urgência. Do tipo para tudo e vamos dar uma bronca geral aqui! Como se o mundo estivesse para acabar e a empresa fosse falir no próximo minuto!
Calma! Isso não existe! Se algo não esta sendo feito da forma certa e precisa ser feito agora, vá lá, com um sorriso no rosto e MANDE que seja feito agora. Esse é o seu papel como líder! Orientar, mandar fazer o que deve ser feito.

E depois, com calma, pensar na forma de estimular sua equipe a como fazer aquilo sem que você precise mandar.

A equipe precisa saber o que a empresa espera dela. O patrão precisa saber o que quer para a vida de sua empresa. Pois só sabendo aonde ir é que sabemos o caminho e se estamos ou não avançando.

Se não sabemos onde ir, ficamos perdidos e sempre teremos a sensação de que estamos parados ou recuando. Só enxergaremos as coisas ruins e nunca perceberemos as coisas boas que são os indicativos de melhora.

Patrões motivadores geram equipes inspiradoras.

Não é espantoso que tão poucos de nós façamos a nós mesmos a importante pergunta?
Como eu quero que seja?