Resumo do segundo Módulo de Mediação de Conflitos

Resumo do segundo módulo do Curso Intensivo de Mediação de Conflitos – Leitura de pessoas

1 – Atenção: Para ler pessoas você deve criar o hábito de parar de olhar sempre para si mesmo e prestar atenção nas pessoas.
O que as pessoas vestem, com quem elas estão, como elas falam (mais rápido ou mais devagar, correto ou com erros de português, etc), como elas andam, como se movimentam e muito mais. Tudo que você possa observar diz muito sobre elas!

Além disso, mesmo na hora de usar a observação técnica, essa observação inicial é importante para fazer a calibragem.

2 – Calibragem: Antes de começar a ler as pessoas faça uma calibragem. Faça algumas perguntas simples, que não gerem necessidade de mentira ou alteração emocional. E então observe como a pessoa olha, respira, se movimenta quando esta falando a verdade e equilibrada emocionalmente.
Qualquer mudança nesse padrão vai indicar mudança emocional, ansiedade e possível mentira.

3 – Mentira: Todo adulto normal mente pelo menos três vezes a cada hora de conversa. Então o importante não é saber se a pessoa esta mentindo, e sim o porque ela esta mentindo.

4 – Incongruência: Uma das indicações mais diretas de uma possível mentira é quando a boca diz uma coisa, mas o corpo diz outra. Por exemplo a pessoa diz sim, mas a cabeça levemente se balança indicando não, a pessoa diz que quer te ajudar mas os braços se colocam a frente como a evitar que você se aproxime, etc.
Desenvolvendo o hábito de observar as pessoas, em pouco tempo você estará percebendo as incongruências.

5 – Respiração: Primeiro calibre, observe a velocidade e o padrão respiratório normal da pessoa.

Respiração rápida: 1,5 a 2 vezes mais rápida que o normal, indica ansiedade e pode indicar uma mentira

 

Respiração entrecortada: Indica dor física ou leve medo.

 

Respiração muito lenta: 1,5 a 2 vezes menor do que o normal, indica tristeza e possível estado depressivo.

 

Respiração suspirada: Representa alívio de uma situação desconfortável. Numa conversa simples o suspiro pode indicar que a pessoa acabou de contar uma mentira e acha que você acreditou.

 

Prender respiração: Sinal de medo despertado. Em geral acontece quando uma aproximação física incomoda ou quando é questionado sobre algo que falou e sabe que é mentira. Por exemplo: Para se aparecer a pessoa mente dizendo que conhece o Japão, e você pergunta algo sobre Tóquio. Nesse momento você vai perceber uma leve retenção da respiração.

 

6 – Postura Corporal: Importante calibrar antes, checar se a pessoa não tem algum problema físico que force uma postura ou gesticulação.

Direção dos pés: Indica o interesse real da pessoa. A pessoa inconscientemente aponta os pés na direção do que ela realmente se interessa. Um desviar sutil da direção de um dos pés durante uma conversa quer dizer que a pessoa esta se sentindo pressionada.

 

Parte do corpo em evidência: Quando a pessoa fala, a parte do corpo que ela coloca adiante em sua postura indica o interesse dela. Se a cabeça esta levemente a frente, é um interesse real, racional.
Se o peito esta levemente a frente, o interesse é totalmente emocional.
Se a barriga esta levemente a frente, indica interesse erótico ou financeiro.

 

Parte do corpo protegida: Se a pessoa protege a parte superior do peito com os braços ou com um objeto, indica que ela esta se sentindo agredida emocionalmente por você.
Se a pessoa protege com as mãos ou com um objeto os órgãos sexuais é indicação de que ela esta MUITO desconfortável com você. Você precisa conversar sobre coisas mais leves e tranquilas até a pessoa relaxar e começar a confiar em você.

 

Abraço: Abraços verdadeiros mostram a palma da mão e a parte interior dos braços. Abraços falsos escondem a palma da mão e parte inferior dos braços.

 

Beijo: Beijos falsos são dados com a cabeça inclinada para frente mantendo o resto do corpo levemente para trás.
Beijos verdadeiros são dados com o corpo reto e próximo da pessoa beijada.

Postura da mão: Mãos relaxadas e palmas voltadas levemente para frente indicam confiança.
Mãos em forma de punho indicam tensão e desconforto.
Mãos levemente em forma de garra indicam eminência de agressão verbal ou física.

 

7 – Expressão facial e olhos: Importante, principalmente em relação a movimentação do globo ocular, fazer uma calibragem antes. Algumas pessoas tem o sistema de indicação invertido.

Padrão de movimento Ocular:

 

Expressões faciais:

 

8 – Micro-indicadores e velocidade de percepção:

Quando as pessoas estão em conflito, elas tendem a esconder suas emoções e expressões. Porém, as expressões, respiração e postura corporal não podem ser totalmente impedidas.
Mas, em situação de conflito elas podem ser muito rápidas, durar uma fração de segundo.

Por isso, um bom mediador de conflito treina muito sua observação até ser capaz de perceber uma mínima mudança de expressão, respiração ou gesticulação.

9 – Sugestões de leituras e filmes:

Livros:

-O Corpo Fala – Pierre Weil e Roland Tompakow
-A Linguagem das Emoções – Paul Ekman
-Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal  – Allan e Barbara Pease
-Introdução a PNL – Joseph O’Connor
-Qualquer livro de Sherlock Holmes

Filmes e séries:

-Lie to Me – Série
-O Mentalista – Série
-Fé demais não cheira bem – Filme
-Truque de Mestre 1 e 2 – Filme
-Divertidamente – Desenho Animado
-Qualquer filme ou série de Sherlock Holmes